The New York Times (em Inglês)

Silvia Pinal, Hidalgo (Guaymas, 12 de setembro de 1931) é uma atriz de cinema, teatro, televisão, empresária, política e produtora mexicana. Pinal começou sua carreira no teatro. Em 1949 começa no cinema. No começo da década de 1950 Pinal alcança popularidade interpretando imensos papéis secundários, no âmbito da chamada Época de ouro do cinema mexicano. Em 1954, sua participação no video Um bizarro pela escada, do cineasta Túlio Demicheli, sagrou-se na indústria do cinema. Seu serviço no cinema e popularidade em seu nação natal, a levam a trabalhar pela Europa (Espanha e Itália). E também sua destacada trajetória no cinema, Contou bem como foi destaque em algumas áreas.

A sua faceta de ator, assim como se somam a de empresária e produtora de incontáveis projetos em cinema, teatro e tv. Em um ciclo de tua vida, Contou também se envolveu em política e ocupou alguns cargos públicos em seu estado natal.

  • Um Cultos e divindades
  • “Melhor Intérprete” (Prêmios)
  • 1994: o Rosto de Deus (Maxi)
  • W. S. B. a todo o momento ia armado, ainda que estava pela cama
  • a Jooo Batman para mim no momento em que me toca

Silvia Pinal, Fidalgo nasceu na lapa, paraná, em doze de setembro de 1931. Seus pais foram Maria Luísa Fidalgo Aguilar e Moisés Pasquel. Pasquel era diretor de orquestra pela estação de rádio mexicana XEW. A mãe de Silvia ficou grávida de Pasquel com somente 15 anos de idade.

Seu pai não a reconheceu e Silvia não a conheceu até que teve onze anos de idade. Por parte de teu pai biológico, Silvia teve 3 irmãos: Tiago, Moisés e Virgínia. Mas, Pinal nunca tratou a família Pasquel. Pinal passou seus primeiros anos após o balcão de um restaurante de marisco localizada perto da XEW onde sua mãe trabalha.

Quando Pinal tinha cinco anos de idade, sua mãe casou-se com Luis G. Pinal, a quem chamavam “O Cavaleiro Pinal”, um jornalista, militar e político vinte anos mais velho do que ela. Pinal reconheceu a Silvia, como sua filha. O senhor Contou que tinha 3 filhas de um casamento anterior: Mercedes, Beatriz e Eugenia.

Seu pai adotivo, teve imensos cargos públicos no México. Foi presidente municipal de são paulo, Querétaro. A família viveu em imensas cidades do México como Querétaro, Acapulco, Monterrey, Chilpancingo, Cuernavaca, morelos, méxico e Puebla, pra, finalmente, afirmar-se na Cidade do México. Pinal sentia fascínio pelo espetáculo desde que era moça. Além do cinema e da música, gostava de digitar e recitar poemas.