O falecimento de dom Javier Cardoso Puigcerver ocorreu segunda-feira, trinta e um de dezembro, sobre isso as 5 e meia da tarde na sua residência, localizada pela via da Palmeira de Sevilha. Entretanto, e perante as múltiplas demonstrações de condolências recebidas, a família pretende celebrar um funeral público após amanhã, sexta-feira, pela paróquia do Corpus Christi. A existência de dom Javier Cardoso, que tinha 86 anos de idade, tem sido um constante e permanente testemunho de sevillanía que lhe valeu o reconhecimento público de corporações e organismos estaduais e regionais.
Desde a presidência da Abengoa, que ocupou até 1991, o senhor Cardoso contribuiu decisivamente para o desenvolvimento industrial da Andaluzia, impulsionando a formação de riqueza, da constituição de postos de trabalho e a atividade cultural por intervenção de Focus. O senhor Cardoso nasceu em nossa cidade, em fevereiro de 1915. Estudou em Sevilha e também em Jerez de la Frontera.
Fez a sua carreira universitária de Engenharia no Instituto Católico de Artes e Indústrias (Icai), de Madrid, e em seguida, em Liège. Terminou a tua criação em 1940, após ter sido oficial do Corpo de Engenheiros ao longo da Guerra Civil. A partir nesse instante, com 25 anos de idade, o jovem profissional começa a gestar o grande projeto de sua vida: a fundação da Abengoa e seu posterior desenvolvimento, até limites que pareciam inusitados, naqueles anos difíceis. A organização começou a sua actividade em quatro de janeiro de 1941, em uma moradia do bairro de Heliópolis. Contam que no começo da atividade, o respectivo Xavier Cardoso dirigia pessoalmente os trabalhos, deslocando-se em uma motocicleta, onde atuavam os seus operários.
Em 1944, casou com d. Julia Llorente Zuazola, com quem teve 13 filhos. Mas a Abengoa, mesmo sendo o motor da vida desse empresário incansável e empreendedor, não foi o único projeto que lançou ao longo de tua vida. Sua intuição empresarial e o seu talento financeiro levaram-no a retornar-sobretudo pela província de Huelva. Assim, em 1945 montou Mineira do Andévalo, e 5 anos mais tarde, em 1951, minas da Ferraria. Suas múltiplas atividades, fruto de tua renomado valia pessoal e profissional, lhe valeram inúmeros prêmios e condecorações, entre as quais se destaca a Grã-Cruz do Mérito Civil.
O Círculo Comercial de Sevilha lhe concedeu a Giralda de Ouro e a cidade de Huelva, por sua colaboração ao desenvolvimento industrial da região, concedeu a medalha de ouro. De parecido modo, em 1973, ganhou o título de “Homem de Empresa”, instituído pelo Gabinete Anaya de Estudos Empresariais, e em 1978 foi nomeado empresário exemplar da Feira Ibero-americana de Sevilha. Em 1990, foi nomeado Filho Predilecto da Andaluzia e associado de honra da Associação Nacional de Engenheiros do Icai. Com tal fundamento, ser-lhe-tributó no Auditório Nacional de Madrid, uma calorosa homenagem consistente na entrega de uma placa comemorativa e em um recital da soprano Monserrat Caballé.
- Seis Copas da Europa (1964, 1965, 1967, 1968, 1974, 1978)
- quatro Alex (do episódio 4.2)
- rede
- Argivo: natural da Grécia antiga
- 2 Busca de apoios internacionais
- Um desafio ao destino (1957)
No ano seguinte, coincidindo com a celebração das Bodas de Ouro da Abengoa, obteve o prêmio da Fundação João Lladó o ótimo empresário do ano e é designado também Andaluz do ano pelo ABC de Sevilha. Também, o fundador da Abengoa foi conselheiro da Fundação contra o exercício de Drogas, filiado do conselho de Administração da Fundação Príncipe de Astúrias e acadêmico de honra de Boas Letras.
O ano de 1991 foi bem como o escolhido pelo presidente da Abengoa pra praticar o relevo geracional. Dom Javier assumiu a Presidência de Honra da companhia e seus filhos, Felipe e Javier Cardoso Llorente, se fez cargo da presidência. Posteriormente, Sua Majestade o Rei D. Juan Carlos distinguiu o fundador e presidente honorário da Abengoa, com o título nobiliárquico de Marquês de Puebla de Cazalla.
Em 1997 foi investido doutor Honoris Causa na Universidade de Sevilha. Ao longo de sua carreira profissional e empresarial, 2 princípios fundamentais que recomendaram a rota de dom Javier Cardoso Puigcerver. Em primeiro recinto, a sua sólida geração cristã, lhe trouxe uma profunda sensibilidade social.
O quarto trailer foi um dos mais resumido do que o anterior, mas se mostraram muitas cenas com mais detalhe ao ritmo da canção “Power” do rapper Kanye West. Em novembro do mesmo ano, o produtor executivo Kevin Spacey argumentou: “The social network por ventura será muito mais divertida que o que a gente pode esperar”. The Cardinal Courier declarou que o filme falava sobre a cobiça, a obsessão, imprevisibilidade e sexo, porém questionou: “Ainda há mais de 500 milhões de usuários no Facebook, O Facebook pode tornar-se um rentável sucesso de bilheteria?