A Invasão Das “venecas”

Durante anos, não tinha nem sequer meia centena de prostitutas. Suficientes pra uma cidade pequena. Ou desse modo acreditavam. A chegada de centenas de mulheres do outro lado da fronteira dedicadas ao ofício, ampliou o mercado. Não há certeza a respeito do número de trabalhadoras do sexo que buscam uma saída pra miséria e os bordéis de Arauca, capital do departamento do mesmo nome, pela divisa com a Venezuela, embora alguns falam que ultrapassam o milhar.

A Pesca é um fiel reflexo do boom da prostituição que conhece Arauca. Era um armazém de produtos alimentares e o fecharam para alugá-lo como moradia de namoro. Michele é uma delas. Exercia a profissão em sua Cidade natal, que fora um próspero Estado, jamais lhe passou pela cabeça que, vivendo em um estado rico teria que emigrar. É uma treintañera de rosto agradável e cabelos tingidos de loiro radiante.

Em boas jornadas, atende a 3 ou quatro compradores e receber o equivalente a cerca de 58 euros. No entanto não é o usual e há dias em que não aparece nem ao menos um, nem outro. No local onde você trabalha, pela rua que margeia o rio Arauca, em frente da Venezuela, tinha uma casa habitada, e um lavador de carros.

A chegada em massa de prostitutas não é só a Arauca, contudo um agradável número de cidades colombianas, é um dos muitos símbolos do desastre económico e social que sofre Venezuela. A emigração infinito ou ocasional vai aumentando, como se pode notar em Arauca capital, apenas separada por uma ponte da cidade venezuelana Amparo. São dezenas os cidadãos da terra natal de Chávez, que oferecem seus serviços pela Colômbia por intermédio de um jornal ou vendem diferentes mercadorias a preços mínimas dado o raquítico valor da moeda bolivariana.

  • 17 16. Perda de calorias e artes marciais
  • André Santos, detido por condução imprudente
  • 1 Estilo de administração
  • Jogo de tronos atrasa os sete episódios de tua segunda temporada
  • Gustavo Girardelli (conversa) 12:Vinte quatro jun 2014 (UTC)
  • Em um retângulo, a área mede 20 dm2 e o seu perímetro 18 dm. Quais são suas dimensões

Yanua é uma jovem mãe de 2 filhos, de sete e 4 anos, que viaja desde Valência, às quatrorze horas de distância, pra vender biscoitos caseiros e café pelas ruas. Para proteger a pagar os bilhetes de autocarro, cruza a divisa com um saco de laranjas.

O entrega pela Colômbia por 10 1000 pesos (3 euros). Um compatriota Yanua admite que trabalha em um restaurante mais de 12h “e eu pago a metade do que um colombiano, 15.000 pesos (por volta de 4 euros), porém me serve para obter comida e levá-la ao outro lado”.