O vice-presidente do grupo de procura IDC Manufacturing, Bob Parker, estava referindo-se à importância da inovação na economia digital: “A inovação não vai a respeito grandes ideias. Isso é ser inventor. Inovação é no momento em que você usa o detalhe para melhorar e montar de modo contínua”. “20% dos processos de uma fábrica serão autoimpulsados nos próximos 5 anos. A máquina de distinguir padrões, tirar resultados e conceder recomendações.
É engenharia inteligente obtida a partir dos fatos que nos dará rapidez e resistência”, afirma Parker. E não menos fantástico é o estudo de caso exibido por Parker. Uma série de aplicativos conectados ao Google Maps que, acompanhadas de um aplicativo de calendário, permitem prever quando irão as pessoas em um edifício e otimizar, então, o exercício dos elevadores. “Agora temos dados dos movimentos das pessoas, e poderá ser aplicado para planejar até já as próprias cidades”, indica.
“está Se espalhando ainda mais por toda a Europa, porém, a indústria 4.0 é a cultura alemã”, introduziu Fernando Perez, diretor de automação e digitalização da Siemens na Catalunha. “É a ideia como tem que ser a indústria alemã daqui a 10 anos”. Na avaliação de Pous, a automação está morta, dado que foi substituída pelo Internet das Coisas, e o mesmo acontece com os padrões que funcionavam pela indústria: “Um modelo é Nest do Google”, declara.
A chegada da Internet de todas as Coisas não significa, no entanto, que antes seja falso, todavia “em uma máquina passa a ser um ente conectado a partir do qual se podem aproveitar vários outros recursos do negócio. Você pode executar algoritmos avançados e são capazes de trabalhar máquinas pela nuvem de forma avançada”.
- Dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade
- Atualizações de estado
- Criatividade Artificial
- Informáticas funcionais distribuídos
com Foco no atendimento ao consumidor, a última versão de sua piscina conectada foi uma das soluções expostas no Advanced Industries por Fluidra. Sua manutenção, do mesmo jeito um serviço mais personalizado ao freguês é o que esta corporação espanhola construiu a começar por um aplicativo.
Por outro lado, a Rockwell Automation e a Cisco têm sido capazes de unir a fábrica mundo das tecnologias operacionais com as tecnologias da dado. Tudo isto numa plataforma transversal que permite parametrizar em tempo real. O diretor executivo de fabricação de Salesfoce, Jakob Lemvigh-Muller, colocou em relevo a importancia de testar os processos e de fazê-lo em ciclos curtos para acertar com os resultados: “A tecnologia nesta ocasião permite-nos ser mais ágeis”.